Mesmo que a maior parte das pessoas não deem muita importância para o vermífugo, ele é quase tão importante quanto a aplicação das vacinas nos animais. Isso porque ele protege os cães e gatos de outras doenças, causadas por alguns tipos de vermes (popularmente conhecidos como lombrigas) e que podem atrapalhar, e muito, a saúde de um animal e até levar à morte.
Animais que tem contato com outros animais ou com terra, por exemplo, estão mais propícios a contaminação por vermes e necessitam usar vermífugo regularmente, por isso a vermifugação de animais de abrigos é tão importante.
Em janeiro começamos a vermifugar os nossos cães e você não faz ideia do trabalho que isso dá! Temos que vermifugar cada cão de acordo com o seu peso e tomar muito cuidado para não medicar duas vezes o mesmo animal. Parece fácil, mas essa ação é realizada nos Quintais e com os animais soltos, então são dezenas de cães no mesmo espaço... Imagina agora o nosso desafio?
Para facilitar colocamos os vermífugos dentro de salsichas, pois muitos cães danadinhos não curtem tomar remédio, mesmo nós usando vermífugos palatáveis.
Apesar de termos um prontuário onde anotamos cada animal atendido, para não correr o risco de medicar o mesmo cão duas vezes fazemos uma marca com batom na testa de cada animal vermifugado. Eles ficam bem engraçadinhos com cruzes desenhadas nas cabeças...
Mas o trabalho não pára por aí, porque depois de 15 dias, voltamos para fazer tudo de novo, já que cada cão precisa de duas doses de vermífugo com 15 dias de intervalo entre elas para estar realmente protegido.